Segunda, 12 de abril de 2021
11 98139-4935
Cidades

02/03/2021 às 03h00 - atualizada em 01/03/2021 às 15h12

64

Redação Portal Boas Novas

Carapicuíba / SP

Mês da Mulher terá ação de prevenção à gravidez não planejada
Nos dois dias (dia 8, a partir das 13h, e dia 10, a partir das 10h) será feita gratuitamente a inserção do dispositivo intrauterino (DIU) nas adolescentes/adultas que assim o desejarem
Mês da Mulher terá ação de prevenção à gravidez não planejada
Foto: Divulgação

A


s secretarias de Saúde e Executiva da Infância e Juventude da Prefeitura de Osasco promovem nos dias 8 e 10 de março, no Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar, na zona Norte, ação de prevenção à gravidez não planejada voltada a adolescentes e mulheres com idades entre 14 e 30 anos. A ação integra as atividades do Mês da Mulher.


Nos dois dias (dia 8, a partir das 13h, e dia 10, a partir das 10h) será feita gratuitamente a inserção do dispositivo intrauterino (DIU) nas adolescentes/adultas que assim o desejarem. Serão 30 procedimentos em cada dia.


O DIU é um contraceptivo inserido no interior da cavidade uterina através de procedimento relativamente simples.


É necessário fazer o agendamento pelo telefone 2183-3473 e, no dia do procedimento, levar exame de Papanicolau (teste ginecológico de citologia realizado como prevenção ao câncer do colo do útero) realizado nos últimos dois anos.


Se a mulher não tiver o exame, será feito no próprio dia e, caso seja apontado algum problema de saúde, o mesmo será primeiramente tratado e uma nova data para a inserção do DIU deverá ser marcada. São duas datas possíveis: segundas e sextas-feiras.


Conforme explicou a médica Sandra Dircinha Teixeira de Araújo Moraes, coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) e do Ambulatório da Saúde da Mulher em Situação de Vulnerabilidade da maternidade, a inserção do dispositivo é feita regularmente ao longo do ano em mulheres em idade reprodutiva.


As interessadas no procedimento devem comparecer à maternidade com um documento de identificação.


No dia 8, a médica Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo, fará um bate-papo com as interessadas no procedimento sobre os métodos de prevenção e cuidados com a saúde da mulher.


“Assim que começar a menstruar, a adolescente deve procurar atendimento ginecológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e, no momento que passar a ter relação sexual, escolher, após avaliação médica, o contraceptivo que seja compatível, para evitar a gravidez não planejada”, aconselha Sandra Dircinha.

FONTE: Prefeitura de Osasco

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados