Sábado, 20 de abril de 2024
11 98139-4935
Saúde

16/04/2021 às 03h00 - atualizada em 15/04/2021 às 08h37

Redação Portal Boas Novas

Carapicuíba / SP

Crianças da Geração Covid sofrem em pandemia de sedentarismo
Fisiologistas avaliam que caberá aos pais e educadores lutar para que o aumento do uso de telas nesse período não deixe sequelas na saúde, crescimento e desenvolvimento dos jovens
Crianças da Geração Covid sofrem em pandemia de sedentarismo
O formato das aulas remotas inevitavelmente estimula o uso dos computadores durante um período de tempo ainda maior do que o de antes — Foto: Istock Getty Images

N


o momento mais crítico da pandemia, período durante o qual estamos novamente sofrendo toda a restrição de contato social e enorme limitação de movimentação, atitudes absolutamente necessárias dada a gravidade da situação, um novo problema aparece para ser enfrentado. Não há como negar que as crianças têm sido muito prejudicadas com o problema. Além da falta do contato social, principalmente em consequência da restrição das aulas presenciais nas escolas, a tecnologia das aulas remotas inevitavelmente estimula o uso dos computadores durante um período de tempo ainda maior do que o de antes.


A consequência é que, além de termos a criança presa a uma tela - o que sabemos ser necessário, porém pouco saudável -, estamos acabando por estimular um vínculo ainda maior com este grande adversário da vida ativa, um verdadeiro sedutor para prender as crianças sentadas na frente da sua tela. É claro que a restrição de sair e ter contato com outras crianças estimula também o uso de outras tecnologias digitais como vídeo games e jogos de interação pela internet.


Acabamos de criar um grande adversário para ser enfrentado quando pensamos em saúde, crescimento e desenvolvimento das crianças. E fica muito difícil enfrentar este adversário diante da limitação de opções que as crianças estão sofrendo.


Felizmente temos atualmente a grande esperança de que o ritmo de imunização, com a aplicação das vacinas, possa o mais rápido possível trazer uma normalização dessa situação e possamos estimular as crianças a voltar a ter uma vida mais ativa. Esperamos que esse período não deixe uma sequela muito grande pelo estímulo desses hábitos menos saudáveis.


Cabe aos pais e educadores a tarefa de lutar contra isso, para que o coronavírus não deixe como legado uma pandemia de sedentarismo, que teria resultados deploráveis para esta geração.


* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Ge / EuAtleta.com.

FONTE: Eu Atleta

Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados