Terça, 30 de novembro de 2021
11 98139-4935
Geral

03/08/2021 às 09h42

29

Redação Portal Boas Novas

Carapicuíba / SP

Prefeitura de Jandira divulga indicadores de segurança pública do primeiro semestre de 2021
O objetivo principal é a diminuição do número de ocorrências
Prefeitura de Jandira divulga indicadores de segurança pública do primeiro semestre de 2021
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), divulga balanço sobre os principais indicadores das ações de segurança pública no município.


O relatório apresentou um total de 9766 (nove mil setecentos e sessenta e seis) ocorrências atendidas. Estes atendimentos foram divididos nas seguintes categorias: Ocorrências Ambientais; Guardiã Maria da Penha; Guarda Escolar; Ronda Ostensiva Municipal (ROMU); Ronda Ostensiva com Motocicletas (ROM) e GCM +. 


 Na categoria "Ocorrências Ambientais", que são aquelas relacionadas ao atendimento de ocorrências sobre crimes ou infrações ambientais, foi registrado o atendimento de 167 ocorrências.


 No tocante ao auxílio às vítimas de violência doméstica, no primeiro semestre, a Guardiã Maria da Penha atendeu 226 ocorrências, que foram divididas entre as rondas realizadas e a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) em apoio ao Poder Judiciário. Ainda nesta categoria, é importante ressaltar que houve o fortalecimento da Guardiã Maria da Penha e toda a rede de apoio às mulheres que sofreram algum tipo de violência, que inclui o Programa Mão Amiga da Diretoria da Mulher, os cursos de capacitação para recolocação profissional, entre outras ações.


O primeiro semestre também marcou o retorno da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), que trata-se de uma equipe tática utilizada em ações que exijam um tratamento especializado. A ROMU finalizou o período contabilizando o atendimento de 289 ocorrências.


Já as equipes do patrulhamento com motocicletas, a ROM, teve uma atuação de grande destaque neste primeiro semestre de 2021. A agilidade no atendimento de ocorrências rendeu à equipe o número expressivo de 638 ocorrências atendidas.


O Programa GCM +, que foi criado no mês de Abril para o auxílio aos munícipes no registro do Boletim Eletrônico, realizou o registro de 39 ocorrências, dentre elas, os casos de perda, roubo e furto de documentos, furto e roubo de veículos, violência doméstica, perseguição, ameaça, calúnia, lesão corporal leve, entre outros.   


O período também foi marcado pela atuação conjunta entre as forças policiais com atuação na cidade, com destaque para a operação realizada no dia 24 de Fevereiro, que teve a participação da GCM de Jandira, Polícia Rodoviária Estadual e a Polícia Militar, que disponibilizou um grande efetivo de policiais e viaturas advindas dos Batalhões de Itapevi, Barueri e Santana do Parnaíba, além do uso do helicóptero Águia.


Por fim destacamos os dados da Guarda Escolar, que efetuou o atendimento 113 ocorrências em escolas e imediações.


Importante ressaltar que, quando se trata de segurança pública, o objetivo principal é a diminuição do número de ocorrências. Assim, a GCM priorizará as ações de prevenção ao crime para que haja o aumento da sensação de segurança da população por parte da população.


 

FONTE: Prefeitura de Jandira

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados